O Tal do Amor Próprio

Um tempo atrás, comecei uma mudança em mim, não fisicamente, e sim no meu interior.
Quando alguém vinha me pedir ajuda, eu a ajudava, mas quando se tratava de amor próprio, eu sempre dizia ''você precisa se amar mais'', e a pessoa sempre concordava com o que eu dizia, mas não fazia nenhum sentido, porque eu não fazia ideia do que eu estava falando.
E então, eu parei pra questionar: o que é o amor próprio?
Primeiro, é você ter em mente que é um sentimento que, apesar de estar associado à autoestima, não é adquirido em uma tarde no salão ou comprando roupas novas.
O amor-próprio vem do amadurecimento e do autoconhecimento, que nos permitem identificar nossas forças e fraquezas, e aprender a lidar com elas. Ter amor-próprio é entender que nossos defeitos não nos inferiorizam.
Resumindo, nada mais é do que você ter amor e respeito por si mesmo, mas na prática, sempre tem muitas coisas, ações que impedem esse sentimento de acontecer, de transbordar..
Assim como eu, como ela, você, todo mundo tem defeitos, e é difícil de aceitá-los. E é por isso que o amor próprio é tão demorado de acontecer, porque não aceitamos facilmente nossos defeitos.
Já experimentou tentar melhorar esses defeitos?
Você não é a pior pessoa porque tirou nota baixa, você não é insuficiente por não ter concluído uma tarefa, você não é incapaz porque não conseguiu alcançar um objetivo. Todos nós falhamos.
E calma! Tá tudo bem! Tudo tem sua hora e um porquê. A vida é feita de tentativas, de chances. Não deixe com que os defeitos te inferiorizem, você é bem maior e forte que eles!
Ter amor-próprio é entender que você é a pessoa mais importante da sua vida e assumir a responsabilidade pelo que acontece nela, sem culpar os outros, sem olhar pra trás, sem ficar se cobrando, e assim ir adquirindo cada vez mais autonomia.
Ele nos faz abrir mão de tudo aquilo que não nos faz bem, que não nos ajuda a crescer e descarta o que não soma. Ao mostrar que somos suficientes, paramos de mendigar amor e amizade.
Quem se ama fica mais resistente a críticas que não são construtivas e aprende a amar mais os outros.
É importante lembrar que existe um limite entre amor-próprio e o narcisismo: o primeiro aceita a si mesmo de forma verdadeira, em todos os aspectos. O narcisista ama uma imagem distorcida de si, o que o torna egoísta e individualista.
Esse texto é pra te contar que o amor próprio está ai dentro de você.
Você se ama, só precisa olhar no espelho e saber onde está escondido esse sentimento tão bom!
Nunca, jamais se diminua pra caber no mundo de alguém.
O amor próprio é o primeiro de todos os amores.
Engole o teu coração e se ame por dentro!

http://mariamariando.blogspot.com/

Comentários